SÃO PAULO – Por pouco um grave acidente aéreo não aconteceu no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, na última terça-feira (15). Uma controladora de voo conseguiu avisar um Boeing de que era preciso arremeter no momento que deveria pousar, após a invasão da pista por um jato executivo.
O avião da Gol, um Boeing 737 MAX 8 de matrícula PR-XMR, cumpria o voo G3-1403, entre o Aeroporto de Brasília e o de Guarulhos e se preparava para pousar, quando o jato, um Bombardier Learjet, ultrapassou a marca de limite de deslocamento na taxiway, conhecido como “ponto de espera”.
“Voo 1403 arremeta! Voo 1403 arremeta!, informa a controladora. Na sequência, a torre de controle informa aos pilotos da aeronave que arremeteu, que o jato executivo ultrapassou o limite de deslocamento sem autorização. “Voo 1403, arremeta conforme a carta. Aeronave cruzou a pista sem autorização da torre”, reforça a controladora de voo.
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), deve investigar o incidente, que é considerado grave. A aeronave conseguiu realizar um pouso seguro após arremeter.