BRASÍLIA – Viralizou nesta sexta-feira (6) o vídeo de uma apresentação de dança polêmica durante o 1º Encontro de Mobilização para a Promoção da Saúde, promovido pelo Ministério da Saúde em Brasília. O fato ocorreu na última quinta-feira (5) e nela uma mulher dança e rebola com o vestido levantado.
Vejam esse vídeo! Chocante como a ideologia contaminou o governo do PT 5!!! É um seminário de Atenção Primaria do Ministério da Saúde!!!
Atenção primária é isso aí? É isso que salva vidas num sistema que a OMS colocou em 125º lugar? O cupim identitário está corrroendo o governo… pic.twitter.com/SS0BDyPt0N— Ciro Nogueira (@ciro_nogueira) October 6, 2023
Nas imagens, uma pessoa canta uma versão de “Batcu”, música de Aretuza Lovi com participação de Valesca Popozuda em ritmo de funk. Além da dança completamente sensual, sendo possível ver a calcinha, a cantora fala “bate” diversas vezes.
O objetivo do evento, organizado pelo Departamento de Prevenção e Promoção da Saúde da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, era de apoiar a implementação da Política Nacional de Promoção da Saúde, causando estranhamento aquele tipo de atração.
Vários políticos da oposição reagiram negativamente e o Ministério da Saúde emitiu uma nota, pelo X, onde lamentou o episódio considerado “isolado”. Veja a nota na íntegra:
O Ministério da Saúde lamenta pelo episódio isolado, que não reflete a política da SAPS, Secretaria responsável pela organização, nem os propósitos do debate sobre a promoção à saúde, e adotará medidas para que não se repita!
— Ministério da Saúde 🩵 (@minsaude) October 6, 2023