AMAZÔNIA – O blogueiro paraense Luan Pinheiro está causando polêmica neste fim de semana, após viralizar preparando um guisado de bicho-preguiça, em Breve, no Marajó. Além do guisado do macaco, ela também ensina como se faz para comer quati e até mucura, o conhecido gambá da Amazônia.
Luan tem mais de 19 mil seguidores e diz que não aceita julgamentos. “Mostro a minha realidade e a realidade de quem vive no Marajó”, diz ele em um dos vídeos. “Antes de tu vir me julgar, primeiro pesquisa a realidade que o povo marajoara vive”.
No guisado de bicho-preguiça, ele mostra a mãe colocando o feijão no fogo, preparando os temperos e até como se faz para tirar a pele do animal. “Sou profissional’.
Os seguidores se perguntam se isso é correto, enquanto outros dizem que errado é “passar fome”. Ate o momento o Ibama não se pronunciou sobre as postagens.
O QUE DIZ A LEI
OA artigo 29 da Lei nº 9.605/1998 considera crime portar, transportar ou ter a guarda de animais silvestres sem autorização. A pena prevista é de detenção de seis meses a um ano, e multa.
Crime ambiental contra a fauna
- Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre
- Impedir a procriação da fauna
- Modificar, danificar ou destruir ninho, abrigo ou criadouro natural
- Vender, expor à venda, exportar ou adquirir produtos e objetos oriundos da fauna silvestre
Espécies da fauna silvestre
- São espécimes da fauna silvestre todos aqueles pertencentes às espécies nativas, migratórias e quaisquer outras, aquáticas ou terrestres
Veja alguns vídeos dele: