MANAUS (AM) – Moradores de bairros da Zona Norte e Centro-Oeste reclamam que o serviço de coleta de lixo feito pela Prefeitura de Manaus, em que tem contrato com empresas como a Tumpex e Marquise, está deixando de ocorrer por vários dias. A população reclama do acúmulo de sacos de lixo que atraem animais e deixam odor nas vias.
No bairro Lírio do Vale, Zona Oeste, moradores informaram que os garis fizeram a retirada dos resíduos apenas da rua 15 em diante, deixando da 16 até a 43 sem a coleta na quinta-feira (26). A situação se intensificou nas proximidades do Natal.
No bairro Lago Azul, Zona Norte, o serviço não foi feito por cinco dias, deixando um lixão. Moradores gravaram a situação e só após muita reclamação uma equipe foi enviada ao local.
No Galiléia, também na Zona Norte, moradores relatam que desde o Natal o lixo está acumulando. Outros bairros como Alvorada e Nova Esperança, ambos na Zona Oeste, também registram reclamações.
Na última semana, agentes da Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp) foram flagrados fazendo a coleta no Centro de Manaus com uma picape. O fato chamou atenção, já que os caminhões compactadores são usados para isso.
Tanto a Tumpex quanto a Marquise possuem contratos milionários com a Prefeitura para realizar o serviço. Só a Tumpex o contrato é até 2035 e custando R$ 1,8 bilhão. A Marquise também tem contrato com a mesma vigência, custando R$ 1,2 bilhão. A Semulsp ainda não informou a motivação da coleta irregular.