MANAUS – Foi preso nesta quinta-feira (30), em Itacoatiara, o jornalista Leonardo Biase, dono do portal LCJ, por ordem da delegada Mary Anne Trovão. De acordo com ela o profissional cometeu desacato. Chamou a atenção a fiança de R$ 13.200 mil arbitrada para que ele seja solto.
O profissional fazia uma live no Facebook quando a delegada mandou ele desligar o equipamento e ordenou que os policiais o prendessem. A transmissão de uma remoção suspostamente ilegal dos restos mortais de Gabriel Costa Caldeira, que morreu em 2000, teria sido o motivo da confusão, pois ele estaria filmando sem autorização dos familiares..
“Essa delegada me persegue desde que chegou aqui em Itacoatiara” afirma o repórter. Já a delegada alega que ele filmou uma testemunha do caso, sem autorização.
Nossa equipe de reportagem solicitou nota da SSP, que diz o seguinte:
“A Polícia Civil do Amazonas informa que um homem foi preso em flagrante, na manhã desta quinta-feira, pelos crimes de desacato e desobediência à autoridade policial, nas imediações de um cemitério da cidade. Durante a ação foi solicitado apoio policial após o suspeito conturbar acena de um outro crime que estava sendo investigado no local”
Veja:
População se revolta com prisão de repórter e acampa em frente de delegacia do Amazonas pic.twitter.com/QU2SdI64ZM
— Portal Estado do Amazonas (@estadodoam) March 31, 2023