MANAUS (AM) – O pastor evangélico Moisés Melo, da Igreja Assembleia de Deus no Amazonas (Ieadam), pediu votos ao deputado federal Silas Câmara (Republicanos), nas eleições de 2022, durante um culto. O vídeo que circula nas redes sociais chegou a ser apagado do canal do YouTube da TV Boas Novas, que transmitiu o pedido na televisão aberta.
Silas também é um pastor da Ieadam e Moisés afirma que ele é “o candidato da igreja”. O caso ocorreu no último sábado (23) e, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), influenciar o voto do eleitor configura propaganda eleitoral. No entanto, o período permitido é apenas a partir do mês de agosto, sendo considerado propaganda irregular se for feito antes.
Conforme o vídeo, que viralizou, Moisés pede diversas vezes o apoio dos “homens da Assembleia de Deus”. “O nosso deputado Silas Câmara precisa, em Manaus, de pelo menos 50 mil votos. Mas nós podemos chegar a dar 80 mil se nós quisermos, ou até mais. Os homens creem assim. Amém”, diz o pastor.
Ele ainda fala sobre o interior, mas diz que a capital é importante para que o candidato vença. “Os nossos queridos Dan e Silas, só Manaus pode elegê-los. O que vier do interior será uma bênção. Quantos creem que isso é possível digam glória a Deus”, discursou, citando ainda o coronel PM Dan Câmara (Republicanos), irmão de Silas. Ele também pede votos ao vereador Joelson Silva (Patriota).
A emissora de TV Boas Novas, do pastor Samuel Câmara e ligada à Assembleia de Deus apagou o vídeo do culto que estava no YouTube. O link foi removido do canal, mas no reprodutor de vídeos do site ainda é possível ver o título do “culto dos homens”.