PIAUÍ | O vídeo do enfermeiro Evaldo Sales viralizou após publicação nas redes sociais nesta quinta-feira (4). Nas imagens, ele aparece pedalando a bicicleta de um paciente que se recusava a receber atendimento do Serviço Móvel de Urgência (Samu) por medo de perder o meio de transporte.
Ao g1, o enfermeiro contou que a equipe estava de plantão quando recebeu o chamado para atender um paciente caído e inconsciente na Avenida Maranhão, uma das mais movimentadas vias de Teresina. O caso ocorreu em agosto de 2020, mas viralizou após postagem do vídeo no Instagram.
Após realizar os primeiros socorros do paciente ainda na via, o mesmo precisava ser levado para um local seguro, mas se recusava a ir e deixar a bicicleta no local, por medo de perdê-la. O paciente não tinha condições físicas de usar a bicicleta no momento do atendimento.
O enfermeiro disse que a equipe teve essa atitude após o paciente se recusar a receber o atendimento em local seguro por medo de perder a bicicleta.
“Ele nos disse que não podia deixar o único bem que tinha, que era a bicicleta” lembrou o enfermeiro.
No vídeo é possível ver que Evaldo pedalando a bicicleta e acompanhando a ambulância, enquanto o paciente era transportado pela equipe médica. Segundo o enfermeiro, a distância pedalada foi de 2 km.
O enfermeiro lembrou também que o sentimento que fica é o de gratidão, por ajudar o paciente muito mais do que com o atendimento hospitalar. O homem atendido recebeu glicose e após apresentar melhora, ele não foi encaminhado para o hospital.