LUZIÂNIA (GO) – As câmeras de segurança de uma padaria registraram o momento em que um idoso 65 anos é abandonado pelo próprio filho, um homem de 35 anos. O caso aconteceu na manhã de domingo (23), no Distrito do Jardim Ingá, em Luziânia, Goiás.
Pelas câmeras é possível ver o momento que ambos chegam ao estabelecimento por volta das 9h. O filho usa capuz e máscara, conduz o pai no trajeto até umas das mesas do local; antes de partir ele limpa o rosto do idos, diz alguma coisa e vai embora.
Duas horas depois os funcionários começaram a desconfiar que o idoso havia sido abandonado ali. A vítima precisou ser atendida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), pois estava desorientado e sem condições de se comunicar.
A Polícia Militar foi acionada, verificou as imagens, identificou as placas do veículo e localizaram o endereço do filho pelo nome dele, o mesmo de quem o idoso afirmava ser o pai. Na casa do suspeito eles questionaram pelo paradeiro do idoso, que mentiu que o pai estava no hospital.
Ele foi preso, e a vítima conduzida para uma casa de acolhimento para idoso em situação de abandono.
O artigo 133 do Código Penal, prevê que “abandonar pessoa que está sob seu cuidado, guarda, vigilância ou autoridade e, por qualquer motivo, incapaz de defender-se dos riscos resultantes do abandono” pode resultar em pena de seis meses a três anos de prisão.