MANAUS (AM) – A forte chuva nesta sexta-feira (13) em Manaus trouxe caos para os moradores. Segundo a Defesa Civil do município, foram recebidos cinco chamados de ocorrência pelo Disque 199. Além destas ocorrências, alagamentos foram registrados numa casa, numa Unidade Básica de Saúde (UBS), e numa rua onde o ônibus ficou “ilhado”.
Numa casa no bairro Jorge Teixeira, Zona Leste, uma moradora desesperada filmou a água entrando na casa dela. “Um rio só aqui”, disse ela, se referindo a rua.
Na UBS Alfredo Campos, no bairro Zumbi, na mesma Zona, a água também invadiu as salas e funcionários usam vassouras para impedir a entrada.
Já na rua Yarapé, em frente à Escola Municipal José Augusto Roque da Cunha, no Monte das Oliveiras, Zona Norte de Manaus, um motorista de ônibus que estava trafegando pela via teve que parar de dirigir por questões de segurança.
Segundo a moradora que filmou a cena, o motorista tentou arriscar, mas depois desistiu quando viu que não dava para continuar. Não foi informado se ele conseguiu sair do local depois sozinho ou precisou de ajuda no trajeto.
Ao dirigir em vias alagadas, é indicado reduzir a velocidade e manter uma distância segura do veículo à frente. Se possível, procure rotas alternativas.
Também foram registrados uma drenagem de esgoto e um rompimento de bueiro na Zona Sul, além de três tombamentos de árvores na Zona Oeste, informou a Defesa Civil.
Em caso de ocorrências, para assistência imediata, os cidadãos podem entrar em contato ligando para o Disque 199 (Defesa Civil), do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), que opera 24 horas.
Veja os vídeos:
Casa alagada no Jorge Teixeira
UBS alagada
Ônibus ‘ilhado’