Um indivíduo negro foi subjugado por um segurança do Metrô de São Paulo na estação República, sendo submetido a um golpe de estrangulamento até perder os sentidos. A agressão foi gravada por passageiros, mostrando que a vítima, já no chão, foi arrastada por outro segurança até as catracas.
Questionada sobre o incidente nesta sexta-feira (15), a Companhia do Metropolitano de São Paulo não forneceu detalhes sobre o motivo da abordagem ou a identidade do passageiro agredido. Além disso, não confirmou a data exata do ocorrido, embora relatos nas redes sociais indiquem que tenha ocorrido na quinta-feira (14).
Em uma nota, o Metrô declarou que “irá investigar o incidente com rigor”.
“A empresa não tolera nenhum tipo de violência, e seus funcionários são treinados para lidar com os passageiros seguindo um código de conduta rigoroso. Se for constatado algum desvio desses princípios, os funcionários serão punidos”, acrescentou.
Uma imagem capturada por outros passageiros mostra parte da confusão, com o segurança aplicando o golpe no pescoço do homem. Testemunhas pedem que a violência seja interrompida, mas os seguranças insistem para que se afastem.
Em outro ponto, um outro segurança também aplica um golpe de estrangulamento em outro homem do lado de fora das catracas, embora este consiga se libertar.
O indivíduo desacordado é então arrastado, enquanto a multidão começa a gritar “racistas, racistas”.
Questionada sobre o assunto, a SSP (Secretaria de Segurança Pública) informou que não encontrou nenhum registro de ocorrência relacionado a este incidente.