X

Vídeo mostra encontro de Bruno Pereira e ‘Pelado’ no Vale do Javari: ‘Vai tomar teu rumo aí’

No vídeo, Pelado fala que a área é de pesca. Foto: Reprodução

ADVERTISEMENT

BRASIL – Um vídeo que mostra um encontro entre Amarildo Costa de Oliveira, o “Pelado”, com o indigenista Bruno Pereira, começou a circular nas redes sociais, nesta terça-feira (14). As imagens foram feitas pelo cinegrafista francês Jules Guepratte em parceria com a jornalista brasileira Monica Kiev, meses antes do desaparecimento dos dois, e foi divulgado pela rede Al Jazeera e replicado nas redes pelo perfil Headline.

Já são dez dias procurando Bruno e o jornalista britânico Dom Phillips. No vídeo, apenas Bruno está. As imagens foram feitas no Rio Taquari. Ele está junto de equipe da Funai quando alerta Pelado sobre a proximidade da embarcação na Terra Indígena do Vale do Javari.

O pescador retruca a equipe. “Essa área aqui é zona de pesca. Tu sabes disso. Essa área toda aqui é da comunidade. Não tem nada a ver com indígena, não. Vai tomar teu rumo aí”, responde o suspeito, que já está preso.

Amarildo foi preso no dia 7 de junho e nega envolvimento no caso. Testemunhas ouvidas pelas autoridades policiais disseram que viram o suspeito ameaçando Bruno. Ele também foi visto em uma lancha, navegando logo atrás da embarcação de Bruno e Dom.

Ainda nesta terça-feira, a Polícia Federal prendeu o irmão dele, Oseney da Costa Oliveira, de 41 anos, conhecido na região como “Dos Santos”, que também é suspeito no desaparecimento da dupla. As investigações ainda continuam.

A jornalista Monica Kiev, que esteve com Bruno Pereira na região, considera o desaparecimento do indigenista uma perda enorme para o Brasil e os povos da região.

“Eu acho que, para os povos indígenas, perder uma pessoa como o Bruno é uma perda enorme. É uma perda enorme porque ele era um líder também. Ele era apaixonado por essa causa. Era uma ponte entre esses povos indígenas, jornalistas e tinha muitos conhecidos. Enfim, era uma pessoa que sabia como mostrar ao mundo o que está acontecendo”, declarou à Headline.

Colaboração para o Expresso AM, em Manaus:

This website uses cookies.