RECIFE (PE) – Após uma campanha realizada na internet, a pequena Olívia Silva, de 2 anos, ganhou um óculos apropriado e conseguiu enxergar o rosto inteiro de sua mãe pela primeira vez, nesta semana. A pequena nasceu com uma malformação no cérebro e tem Transtorno do Espectro Autista (TEA).
“A Olívia sempre olhava as coisinhas muito de perto. Para ver, tinha que ser bem de pertinho, de frente com ela, de nariz com nariz. Ela sempre tocava as coisas primeiro, cheirava, porque de fato a visão dela é quase nada”, conta a mãe, Amanda Silva, de 29 anos, moradora de Recife (PE).
Além da baixa visão, a malformação no cérebro a deixou com paralisia cerebral, epilepsia, síndrome de West e deficiência intelectual. No entanto, o problema começou apenas com 4 meses e cada condição foi surgindo depois.
“Nós não tínhamos muitas condições para pagar o hospital particular, então foi tudo pelo SUS. Assim, foi tardio o resultado do exame de Olívia para ela usar óculos”, diz.
Os óculos são essenciais para que os olhos da pequena continuem recebendo estímulo visual. Com a campanha nas redes sociais, Amanda conseguiu a doação de uma seguidora.
Agora, Amanda está fazendo uma nova campanha para conseguir uma cadeira de rodas e uma cadeira de banho para a menina.