DISTRITO FEDERAL | Um vídeo exibido nesta quarta-feira (24) nas redes sociais mostra o momento em que um paciente de uma clínica de reabilitação é amarrado e arrastado por profissionais. O caso ocorreu no último final de semana. Nas imagens, o paciente aparece sendo puxado em meio ao barro. Uma das pessoas que o levava perguntou: “Tá bravo, aí?” e o paciente, dominado, pediu: “No chiqueiro, não”.
O presidente da entidade, Wardelar Francisco Muniz, justifica que o homem precisou ser amarrado com uma corda pois estava em “surto psicótico e agressivo” e foi “contido”. “Ele não estava sendo agredido, estava sendo contido. Vamos mudar o procedimento.”, disse Muniz.
No entanto, a Secretaria de Justiça (Sejus) informou que o local “não é considerado uma comunidade terapêutica para tratamento de álcool e outras drogas”.
O Corpo de Bombeiros foi chamado e levou o paciente para o Hospital Regional de Planaltina (HRPL). Após receber o atendimento médico, ele voltou para a clínica de reabilitação. Questionado pela sobre o episódio, Muniz disse ainda que “isso é normal em casas de recuperação, devido ao excesso de bebidas e drogas”.