TURQUIA (TR) – Momentos antes do terremoto de magnitude 7,8 atingir a Turquia e a Síria, moradores relataram comportamentos estranhos em pássaros e cachorros.
Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra aves agindo estranhos, elas cantam muito alta e fogem das árvores como se quisessem dizer que algo ruim estaria prestes a acontecer, minutos depois o abalo sísmico destruiu a região e já é considerado um dos piores desastres naturais, cujo número de mortos se aproxima de 26.000 e parece prestes a aumentar muito mais alto.
Não há confirmação de quando o vídeo tenha sido gravado, nem onde, mas ele viralizou nas redes sociais e levantou o debate: Animais são sensíveis ou não para tragédias da natureza.
Assista abaixo:
Vídeo mostram pássaros supostamente prevendo terremoto na Turquia momentos antes de acontecer pic.twitter.com/ml4pVmNzGj
— Expresso AM (@am_expresso) February 11, 2023
Mais o que dizem os especialistas? É possível que os animais possam prever desastres que atingem a humanidade a séculos? Uma publicação do jornal “Washington Post” explica que sim!
De acordo com o jornal diário estadunidense, existe uma razão científica que justifica a ideia de que animais são mais sensíveis para sentir pequenos tremores, antes de um terremoto acontecer.
Isso porque há dois tipos de ondas: a P, as primeiras emitidas em um terremoto e que se propaga em uma velocidade de diversos quilômetros por segundo a partir do epicentro e que poucos humanos podem sentir, diferente dos animais com sentido mais aguçados, que as percebem antes da S chegar, esta por sua vez são ondas secundárias que fazem o chão tremer.
O diretor do Instituto Max Planck de Comportamento Animal, publicou uma pesquisa onde foi possível verificar que os animais sentem as ondas mais leves.
Contudo, ainda é um tema pouco estudado e que precisa de mais pesquisas para chegar a uma conclusão.