MANAUS (AM) – Durante entrevista ao programa A Crítica Notícia, na TV A Crítica, na terça-feira (13), a candidata ao governo do Amazonas, Nair Blair (Agir), sugeriu a criação de um auxílio permanente de R$ 1,5 mil. De acordo com ela, metade seria exclusivamente para alimentação e o resto para as mulheres fazerem procedimentos cosméticos e estéticos.
“Essa renda é metade desse dinheiro, exclusivamente, para alimentaçã. E a outra metade é para você, mulher, para que você possa ter o seu cabelo, a sua unha, os seus cílios; para que você possa pintar seu cabelo”, explicou a candidata, que disse se tratar uma questão de necessidade cuidar da beleza.
Ainda de acordo com ela, parte dos índices do feminicídio ocorrem porque mulheres “arrumam confusão” pela falta de acesso a esses procedimentos. Nos feminicídios, no entanto, as mulheres são assassinadas por motivações como o ódio e o sentimento de propriedade ou perda.
Mas para Nair, entretanto, estando “bem arrumadas”, essas mortes podem ser evitadas. “Porque nós, mulheres, sabemos que uma mulher com a unha feita, minha querida, e o cabelo arrumado, ela não arruma confusão com ninguém. A gente vai impactar significativamente e socialmente na questão do feminicídio”, afirmou a candidata.
Na última segunda-feira (12), Nair Blair e a candidata a vice-governadora da mesma chapa, Rita Nobre (Agir), tiveram as candidaturas rejeitadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) e podem não disputar as eleições deste ano. A assessoria informou por meio de nota que vão recorrer da decisão.
Ontem entrevistamos a candidata Nair Blair no A Crítica Notícia, que está com a candidatura sub Júdice pois teve o registro indeferido, e confesso que fiquei surpreso com essa proposta. Pra dizer o mínimo… pic.twitter.com/m3To3P0Dr6
— Dante Graça (@dantegraca) September 14, 2022