MANAUS (AM) – Pais e responsáveis de alunos do colégio La Salle, no bairro Dom Pedro, Zona Centro-Sul de Manaus, denunciaram ao Expresso AM, nesta terça-feira (21), que pombos estão bebendo água nos bebedouros e colocando em risco a saúde das crianças e adolescentes.
A cena foi flagrada por imagens e vídeo e mostram um dos animais consumindo a água direto no bebedouro, na área da lanchonete, e outro já no pátio da escola, conhecida por sua grande infraestrutura onde a maioria dos estudantes são de classe média-alta.
Um aviso pede que se utilize copo ou garrafa para encher de água. Segundo o Ministério da Saúde, no entanto, todo cuidado é pouco nessas áreas, já que a Doença do pombo, mais conhecida como Criptococose, pode ocorrer.
Por seus excrementos, eles podem transmitir outras doenças também como intoxicação alimentar, infecção fúngica, meningite, além da Criptocose.
Por conta disso, em muitos locais como praças, por exemplo, é recomendado não alimentar esses animais para reduzir o risco das doenças.
A escola foi procurada por nossa reportagem e o espaço está aberto para qualquer esclarecimento.