AMAZONAS – Mais uma vez o senador eleito pelo Amazonas Plínio Valério (PSDB) decidiu defender os invasores que quebraram o patrimônio público em Brasília. Nesta terça-feira (8) ela tirou um dia de seu mandato democraticamente conquistado nas urnas para visitar na cadeia os amazonenses que estão presos pelo ato de vandalismo que hoje (8) completa exatamente um mês.
Plínio Valério, que votou contra o auxílio de R$ 600 pagos pelo governo aos mais pobres, disse que estava preocupado com os direitos humanos dos invasores. “São sete presos do Amazonas: cinco homens estão em uma ala na Papuda e duas mulheres na Colmeia. Fiz as visitas com a intenção de vistoriar as instalações dos presídios, as condições dos presos e para saber se todos estavam com acesso à defesa. ”
Além de invadir e quebrar os prédios dos Três Poderes, os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro defenderam golpe militar para manter o líder da direita no poder. Para Plínio,, nem todos podem ser considerados culpados. “Vi as condições dos presos amazonenses e vamos relatar à justiça para que analise todos os casos. Quem cometeu qualquer ato ilícito deve ser responsabilizado, mas que se garanta o direito à ampla defesa aos que não fizeram nada de errado e estão na cadeia injustamente.”