MANAUS (AM) – Pais de alunos da Escola Municipal Francisca Pereira de Araújo, localizada no bairro Flores, Zona Centro-Sul de Manaus, criticaram a conduta de policiais militares que usaram spray de pimenta para cessar uma briga entre alunos do 8º ano. Alguns estudantes e crianças menores passaram mal.
Conforme a mãe de um dos alunos, algumas crianças de 11 e 12 anos que não tinham relação nenhuma com a confusão acabaram sendo atingidas. “Minha filha não tinha nada a ver com isso. Ela é do sexto ano”, disse ela, que preferiu não se identificar.
Vídeos mostram as crianças jogando água nos olhos após o ocorrido. Algumas estavam saindo no momento da briga e só sentiram os olhos arderem muito e coçarem. Os policiais teriam chegado já acionando o spray, causando o mal-estar geral.
Em nota, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) afirmou que o fato aconteceu a uma quadra de distância da unidade de ensino e que os alunos envolvidos já foram identificados. Os pais já foram acionados e orientados a conversarem com os filhos.
A Polícia Militar do Amazonas (PM-AM) foi questionada sobre a atitude dos policias e se essa seria a recomendação em casos parecidos. Ainda não houve resposta da corporação.