CAMPINAS (SP) – Uma mulher recebeu um soco, caiu no chão e desmaiou após ser agredida por um policial militar durante uma abordagem na cidade de Campinas, no interior paulista. O caso aconteceu no bairro Jardim Aero Continental, no dia 21 de outubro, mas ganhou repercussão nesta semana e o vídeo viralizou nas redes sociais.
Segundo as imagens, a dona de casa estava falando algo com os policiais, na calçada. De repente, um deles pega uma algema, dá um soco na vítima e ela cai no chão. Em seguida a mulher é algemada.
De acordo com Thais Cremasco, advogada da vítima e membro do coletivo Mulheres Pela Justiça, os PMs foram chamados para atender uma ocorrência de briga familiar na residência da mulher, motivada pela presença de um ex-companheiro contra quem a vítima tem medida protetiva em razão de agressões sofridas por ele no passado.
Vizinhos teriam ouvido os gritos e acionado o 190. No entanto, segundo a advogada, na ocorrência eles ficaram “contra” a mulher, resultando na agressão.
Segundo a Secretária de Segurança Pública do Estado (SSP-SP), os agentes envolvidos na ocorrência foram identificados e afastados, e um inquérito foi aberto para apurar o caso.
“A Polícia Militar não compactua com desvios de conduta dos seus agentes e investiga o caso por meio de Inquérito Policial Militar (IPM)”, disse a PM, via Secretária de Segurança Pública (SSP-SP). “Todo e qualquer excesso cometido por policiais será penalizado em conformidade com a lei”, acrescentou a pasta, em nota.
No boletim da ocorrência, os policiais afirmam que a mulher teria tentado agredir a filha, uma jovem de 20 anos, durante a discussão, incluindo jogar álcool e atear fogo, e que também teria desacatado os policiais, os chamando de “lixo”, de “m**da”, e se negando a ir com eles à delegacia para prestar depoimento.
Por conta disso, em seguida foi dado voz de prisão por desacato e desobediência. A defesa da dona de casa nega que tenha ocorrido isso.