EIRUNEPÉ (AM) – Inconformados com a superlotação e as má condições da carceragem da delegacia do município de Eirunepé, interior do Amazonas, os detentos resolveram se rebelar, quebrando as celas e destruindo o imóvel. A rebelião aconteceu na madrugada desta quinta-feira (23).
De acordo com o Gestor de Polícia Civil de Eirunepé, Gonzaga Rezende, os presos fizeram outros presos reféns e tentaram fugir, mas não conseguiram chegar ao portão principal, pois foram impedidos pela Polícia Militar que usou balas de borrachas.
A polícia identificou os líderes da rebelião, eles são: Afranio Ferreira do Nascimento, Afonso Lucio da Silva Rocha, Amazonino Saraiva Pedrosa, Antonio Frankmar Freitas da Silva, Francisco Cleusomar Viana Oliveira, Antonio Klinger Leite da Silva, Francisco Alan Soares Barroso, Antonio Aristoteles da Silva Moura, Rodrigo de Oliveira Franco e Jonas Andrade de Oliveira, que já foram transferidos para Manaus pela equipe do DPI e Equipe Choque.
Uma equipe do Choque da Polícia Militar com 15 agentes foram enviados para Eirunepé, para vistoriar as celas.
Após a depredação, uma reforma nas celas foi solicitada à Delegacia Geral. O gestor confirmou a superlotação e disse que por conta disso os detentos sempre fazem ameaças de rebelião, ele disse inclusive que os órgão competentes têm consciência da situação
Os presos transferidos respondem por homicídio, tentativa de homicídio, roubos, estupro de vulnerável. Eles foram transferidos para os presídios na capital de Manaus onde ficarão à disposição da Justiça.
Veja o Vídeo: