ITACOATIARA – Um rebocador de propriedade da WPL afundou nesta quarta-feira (15), em Itacoatiara, derramou óleo no Rio Amazonas e por pouco não causou uma tragédia. Um video circula nas redes sociais com as imagens do momento.
Nas imagens é possível ver a tripulação deixando o barco para não afundar junto. A empresa “Terminais Fluviais do Brasil” e o Terminal Fluvial afirma que ninguém ficou ferido.
O acidente ocorreu às 14h40, e o vídeo mostra o Rebocador Waldomiro Lustosa III afundando, ainda sem um motivo aparente.
O secretário de Meio Ambiente de Itacoatiara, Handson Nelson, acredita que o rebocador não suportou o peso dos 43 mil litros de combustível. “Houve esse vazamento. Como medidas, a empresa começou a colocar boias de contenção do vazamento, começou a posicionar equipamentos que promovessem a retirada desse óleo que está flutuando sob a linha d’água, na medida que possam mitigar a dispersão do combustível na água”, disse.
A empresa tem 10 dias para retirar o rebocador. “Os nossos fiscais detectaram que aproximadamente de 8 a 10 hectares de linha d’água foram atingidos pelo vazamento, até às 18h”, explica o secretário.
Veja: