Manaus-AM| No último sábado (25), a capital amazonense foi acometida por uma forte chuva que causou alagamentos em vários pontos da cidade. Muitas famílias que perderam tudo e ficaram desabrigadas hoje correm contra o tempo para fazer com que suas vidas voltem ao normal.
Um dos bairros que ficou completamente debaixo d’água foi o Colônia Terra Nova, na zona Norte de Manaus. Enne Santos, uma das moradoras diz não ser a primeira vez que isso acontece, todos os anos, os moradores da localidade passam pelo mesmo drama.
Segundo Enne, em conjunto, a população que reside no bairro, se uniu para ajudar uns aos outros e retirar o lixo do igarapé que passa pelo bairro.
“Teve casas alagadas, o igarapé se rompeu com tanta chuva, transbordou e causou muita tristeza. A gente se reuniu para tentar amenizar tirando o lixo do igarapé, mas com a correnteza da água, rompeu a nossa rua que era uma ponte”, afirmou ela.
Veja vídeos:
Famílias do bairro Colônia Terra Nova sofrem com estragos causados pela chuva no último sábado (25). pic.twitter.com/klwEX1DnUI
— Junior Souza (@ecrsilva76) March 27, 2023
Apoio às famílias afetadas
O governador Wilson Lima anunciou, neste domingo (26/03), que vai reassentar, na semana que inicia, cerca de 200 famílias de áreas atingidas pelas fortes chuvas do último sábado. O anúncio foi feito durante visita dos ministros da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, a áreas afetadas nas zonas sul e leste da cidade.
Na ocasião, Wilson destacou a união dos governos federal, estadual e municipal para dar uma resposta aos problemas e adiantou que vai ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em busca de apoio para acelerar as etapas do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+).
“A gente já reassentou 266 famílias. Amanhã estou indo a Brasília para ter uma conversa com o BID para que a gente possa acelerar os procedimentos de reassentamento dessas famílias e a nossa expectativa é que na terça-feira a gente já possa tirar 200 famílias dali e, até o final deste primeiro semestre, tirar todas as famílias que estão nessa área alagada”, disse Wilson Lima.
O governador destacou, ainda, que as famílias afetadas pelas fortes chuvas deste fim de semana estão recebendo apoio do Estado e da Prefeitura de Manaus com itens de primeira necessidade.