MANAUS (AM) – Alguns alimentos regionais são consumidos diariamente pela população amazonense e um deles é o açaí. O queridinho, consumido muitas vezes gelado ou em forma de sorvete, estaria sendo acondicionado de forma inadequada e até mesmo já estragado na empresa Açaí Top Frozen.
Famosa por possuir vários quiosques em Manaus, ela foi denunciada por ex-funcionárias que conseguiram fazer vídeos das péssimas condições das máquinas onde é produzido o frozen, uma espécie de sorvete.
Conforme as imagens, é possível ver baratinhas pequenas saindo das entradas e saídas dos equipamentos. Mesmo com produtos de limpeza, eles serviriam como um “ninho” de baratas e até ratos, segundo as denúncias.
De acordo com uma denunciante, que não quis se identificar, a empresa não faz a dedetização adequada, conforme a legislação sanitária, e quem paga caro é o consumidor.
O resultado é baratas e até ratos caminhando e entrando nos depósitos onde ficam o açaí, que não conservado adequadamente pode causar problemas de saúde, como intoxicação alimentar.
Segundo a denúncia, o produto também seria adoçado quando o mesmo estava para ficar azedo, para assim disfarçar o odor e não perdê-lo, sendo vendido normalmente aos clientes.
Em nota, a Vigilância Sanitária informou que recebeu a denúncia e iria fiscalizar os quiosques espalhados na capital.
A empresa Açaí Top Frozen foi procurada e o espaço está aberto para qualquer esclarecimento.