MANAUS – Ruas alagadas, deslizamento e muitos vídeos nas redes sociais. Esse foi o resumo da manhã deste domingo (24), em Manaus, que foi castigada pela chuva. A Defeca Civil atendeu ao menos 8 ocorrências.
No bairro Petrópolis, por exemplo, parte do Beco Ayrão foi “engolido” por uma cratera. Imagens da Avenida Torquato Tapajós virando uma cachoeira de mala também viralizaram.
Em Manaus,chuva causa desabamento de casas pic.twitter.com/ZSrP02YTnf
— altemirgonsalves (@altemirgonsalve) March 24, 2024
No Petrópolis também houve deslizamento, assim como na Redenção. Até o momento não há registro de feridos ou soterrados.
A recomendação é só sair de casa se for necessário e urgente.
Defesa Civil na rua
A Prefeitura de Manaus, por meio do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), atendeu sete chamadas de ocorrências, na manhã deste domingo, 24/3, devido às chuvas que atingem a cidade. As demandas foram recebidas pelo Disque 199, um canal direto de comunicação com a Defesa Civil, operado 24 horas na sede do CCC.
As requisições foram repassadas para as equipes de campo da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil Municipal (Sepdec), vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), que respondem rapidamente às áreas impactadas.
Com a ação imediata das autoridades, as ocorrências registradas envolvem uma alagação, um rompimento de bueiro e um deslizamento na zona Sul; dois deslizamentos e uma erosão na zona Centro-Oeste; e uma erosão na zona Oeste da capital.
Atendimento contínuo 24 horas
A Prefeitura de Manaus enfatiza a permanente disponibilidade do Disque 199 (Defesa Civil), operado no Centro de Cooperação da Cidade (CCC), para atender prontamente as demandas da comunidade em situações emergenciais, funcionando ininterruptamente 24 horas por dia.
As equipes da Defesa Civil permanecem em atividade para garantir a segurança e o bem-estar dos cidadãos diante de condições climáticas adversas.
Veja: