MANAUS (AM) – Uma queimada em área de mata nas proximidades da praça Umberto Calderaro Filho, mais conhecida como Bola das Letras, no bairro Dom Pedro, Zona Centro-Oeste de Manaus, voltou a apresentar focos de incêndio na tarde desta quarta-feira (4). Ontem (3), foram mais de 10 horas de trabalho do Corpo de Bombeiros no local.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) também chegou a ser acionada e levou para o local dois caminhões-pipas, utilizados no trabalho de rega e manutenção dos canteiros da cidade, para combater as chamas.
Nesta quarta-feira, moradores alertam que os focos de incêndio voltaram a partir do meio-dia e parecem piorar, chegando cada vez mais próximo da praça. Os bombeiros, no entanto, já estão no local novamente.
De acordo com a Semmas, o terreno é privado. “Encontramos vários fios elétricos no local, que, possivelmente, foram furtados e estavam sendo queimados para a retirada do cobre. Mas, estamos averiguando para identificar os autores e aplicarmos as penalidades administrativas, com multa, além disso, eles vão responder, criminalmente, à Justiça, por conta do ato”, disse a chefe de Fiscalização da Semmas, Susy Pinheiro.
O secretário da Semmas, Antonio Stroski, informou ainda que a causa da queimada será investigada. “Tolerância zero contra essa prática criminosa que prejudica toda a população, além de destruir a área de vegetação, temos o comprometimento do ar, o que pode ser muito perigoso para as pessoas. Chegou a hora de dar um basta e punir os envolvidos”, informou o titular do órgão ambiental do município.
*Com informações da assessoria
Saiba mais: