MANAUS (AM) – A influenciadora Virginia Fonseca junto com o marido Zé Felipe foram algumas das atrações desta terça-feira (5) no #SouManaus Passo a Paço. Assim que desembarcou na capital, ela se surpreendeu com o calor e reclamou da temperatura, mas também acabou polemizando em outro assunto.
É que logo em seguida ela postou um vídeo da filha imitando índios e acabou não pegando bem. Isso porque o casal viajou sozinho para cumprir agenda de shows e as crianças ficaram em casa.
Na internet, muitos internautas acreditam que ela disse para a filha e os familiares que estava em Manaus, onde “só tem índio”, fazendo a bebê mais nova bater na boca e fazer sons de “uh, uh, uh”. A pessoa que filma chega a falar: “Um indiozinho lindo”.
A repercussão foi negativa para muitos seguidores e ela apagou o vídeo, mas muitos o salvaram antes e a detonaram, achando desnecessária a suposta comparação.
“Enquanto discursos como esse forem reproduzidos, nós temos que combatê-los. Em respeito aos parentes indígenas, em defesa de uma luta ancestral e que há anos tenta combater os esteriótipos, que só matam e minimizam a luta. Não é índio, “índio” não quer apito, indígenas não fazem “uh, uh, uh”. Estamos em desconstrução, mas conhecimento e acesso tá aí na palma da mão!!!”, disse o influenciador Vito.
Assim como ele, muitos acharam desnecessário o reforço do esteriótipo, ainda mais com crianças. “Tinha que ser vídeo da trambiqueira”, disse outra, relembrando as maquiagens polêmicas e de qualidade questionável.
Outros, porém, não acharam nada demais e acharam que tudo era brincadeira de “criança” e que Virginia nada tinha a ver. “Os mesmo que estão julgando, são os mesmo que batem no peito e fala sou índio com orgulho, vai entender o povo”.
Leia mais:
Virginia desembarca em Manaus e já reclama da quentura: “Gente do céu, pense num calor”