AUTAZES (AM) – Vizinhos do influenciador e universitário Agenor Tupinambá flagraram o momento em que a capivara Filó e ele foram levados de Autazes, no interior do Amazonas, até Manaus. Fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) teriam ido até o sítio onde eles vivem, na tarde desta quinta-feira (27).
Agenor ainda não se pronunciou, mas fotos mostram ele em um avião de pequeno porte com a capivara no colo. O Ibama também não se manifestou sobre o motivo de ter ido até a propriedade até a publicação desta matéria. No entanto, já havia informado anteriormente que fiscais iriam até o local para apurar a denúncia de maus-tratos.
O influenciador foi multado em R$ 17 mil e uma equipe jurídica, com o apoio de políticos da causa animal, trabalham para reverter a multa. Com a infração, Filó também seria retirada do convívio da família. Além dela, o Ibama também apura maus-tratos cometido com uma preguiça.
Agenor nega as infrações e se diz um “protetor de animais”. Nas redes sociais, ele viralizou ao mostrar o convívio com vários bichos que vivem livremente no terreno da família.
Saiba mais:
Ibama diz que influenciador ‘explorava’ animais para geração de conteúdo e que capivara não é ‘pet’
‘Não chamem de protetor’, diz Luisa Mell ao expor ‘pai’ de capivara com porco sendo maltratado; veja