SÃO PAULO | A vacina contra a covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, já começou a ser testada em brasileiros. O imunizante é um dos 13 que estão em fase avançada de testes em humanos em todo o mundo.
As doses começaram a ser aplicadas na sexta-feira, 19, e na segunda-feira, 22, em São Paulo. Nessa primeira etapa, foram imunizados apenas profissionais da saúde, já que esses estão mais expostos ao vírus.
5 mil voluntários foram escolhidos para participar dos testes com essa vacina em São Paulo e no Rio de Janeiro. Além dos profissionais da linha de frente de combate ao coronavírus, outros funcionários de hospitais, como recepcionistas e encarregados da limpeza, também serão selecionados para o teste.
“Certamente, em termos de quão avançados eles (os desenvolvedores da vacina de Oxford) estão, do estágio no qual estão, acho que eles são o principal candidato”, afirmou a cientista-chefe da OMS, Soumya Swaminathan.
Além de Rio de Janeiro e São Paulo, há também a expectativa de que testes do imunizante sejam realizados em uma cidade do Nordeste.