MANAUS – AM | O prefeito de Manaus David Almeida (Avante) e o governador Wilson Lima (PSC) manifestaram preocupação diante do decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), nesta sexta-feira (25), que reduz em 25% o Imposto de Produtos Industrializados (IPI). Medida prejudica amplos setores da Zona Franca de Manaus.
“Entendo a necessidade que o Brasil tem de promover uma reforma tributária profunda. Porém, como governador do Amazonas, me causa grande preocupação a redução linear de 25% do IPI, que alcança os produtos fabricados na zona franca de Manaus. Já marquei uma reunião com o ministro da economia, Paulo Guedes, para tratar pessoalmente do assunto. Estarei acompanhado do prefeito de Manaus, de representantes da indústria e dos demais segmentos econômicos do estado”, disse Lima.
Todas as medidas de incentivo à industrialização no Brasil são muito bem-vindas. Contudo, a decisão do ministro da economia retira totalmente a competitividade da ZFM, abrindo caminho para que empresas deixem o nosso Polo Industrial.
Os produtos fabricados em Manaus passarão a ser importados de outros países.
“Mesmo com diálogos entre governo federal e do estado, assegurando que a ZFM não seria prejudicada, Paulo Guedes decidiu apunhalar a população amazonense pelas costas ao assinar o decreto nº 10.979”, disse o prefeito de Manaus, David Almeida, que disse estar indignado com a decisão.