MANAUS (AM) – O governador Wilson Lima (União Brasil) indicou na manhã desta quinta-feira (16) o diretor-presidente do Detran-AM, o delegado de polícia Rodrigo de Sá, à presidente do Partido Progressista (PP) no Amazonas, comandado nacionalmente pelo senador Ciro Nogueira.
Wilson tem buscado alianças para fortalecer a formação de uma Federação composta pelo UB e o partido, que atualmente é comandado pelo vice-prefeito, Marcos Rotta.
Rodrigo assume o comando nesta terça com vigência até setembro de 2023, o ato que oficializa a troca de presidência já consta publicado no TRE/AM.
Desde 2019, início do primeiro mandato do governador, o delegado estava à frente do órgão de trânsito estadual. Ele chegou a se afastar de suas funções em 2022 para concorrer a uma vaga de deputado federal pelo Amazonas, angariando 11.833 votos, o terceiro mais votado do seu partido atual, o PL.
PERFIL
Rodrigo de Sá Barbosa, natural do estado do Amazonas, é Delegado de Polícia Civil, desde 2011, graduado em Direito, pela Universidade Federal do Amazonas, com pós-graduação em Direito Público, Gestão Pública, Direito Penal e Processo Penal. Cursou, também, Engenharia da Computação na UTAM, atual Universidade do Estado do Amazonas. Atuou no Ministério Público do Estado do Amazonas. Foi Delegado Titular de inúmeras Delegacias. Sua carreira no Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) iniciou em 2017, como Diretor Técnico, onde foi responsável pelo projeto de mudança da sede do Órgão e idealizador do projeto de mudança da Identidade Visual, trazendo em seu bojo aspectos como efetividade, transparência, modernidade e progresso, enaltecendo a Instituição com esses atributos.
À frente da Presidência do Órgão, destacou-se com a marca do avanço tecnológico, desburocratizando processos, implantando vários novos sistemas informatizados, bem como o novo Portal de Serviços, denominado DETRAN Digital;
Entusiasta do processo de interiorização do trânsito, fomentou a municipalização como ferramenta essencial para a segurança viária nos municípios do interior do Estado. Foi responsável pela ampliação e modernização de vários postos de atendimento no interior, especialmente como a criação de Pólos Avançados de Atendimento, que oferecem serviços até então realizados somente na capital.
Dentre outros projetos que implementou durante toda sua trajetória no Detran/AM, estão o CRLV e CNH Digitais; A Escola Pública de Trânsito;
a placa padrão Mercosul; O SNE (Sistema de Notificação Eletrônica); o pagamento itinerante de débitos veiculares; a ampliação da rede bancária de pagamentos; a modernização do processo de leilão, com o leilão eletrônico; a telemetria; a digitalização dos processos; a ampliação das parcerias, dos credenciamentos, e da oferta de cursos, inclusive, com aula-remota.
Rodrigo Sá foi o responsável pela criação do plano de cargos, carreiras e remuneração do Detran/AM, resultando no primeiro concurso público homologado da história do Órgão.
O destaque à frente do DETRAN/AM, o levou ao seu reconhecimento nacional, sendo eleito vice-presidente da região norte e posteriormente vice-presidente nacional da Associação Nacional dos Detrans, onde atualmente integra o conselho fiscal.